Resgate seu celular do "afogamento"

Só sabe o que é o desespero de ver o celular cair dentro d'água quem já passou por isso. Mas você sabe como salvar o aparelho mesmo ele tendo tomado esse banho? É só seguir alguns passos e você pode resgatá-lo a tempo de evitar um prejuízo!

A primeira coisa a se fazer, se ele estiver funcionando, é desliga-lo o mais rápido possível. Assim você evita um curto circuito imediato. A maior parte dos aparelhos consegue suportar até 20 segundos molhados sem que a água penetre completamente na parte interna.

Se o celular estiver conectado ao carregador quando molhado, desligar a energia antes de retirar o aparelho é essencial. Isso pode lhe poupar de um choque bastante dolorido e extremamente perigoso. Depois é só secar o aparelho, usando papel toalha ou um pano seco.

Seque o celular, removendo a maior parte da água o mais rápido possível antes que ela se espalhe. Enquanto isso retire a bateria, os chips e todos os itens removíveis, como tampa, cartão de memória e fone de ouvido.

Você também pode usar um aspirador de pó para dar o acabamento na retirada da água. Tente não deixar o aspirador muito perto do celular, para não deixar passar eletricidade estática. E não use secador de cabelo! Se o ar estiver muito quente, pode derreter os componentes.

O melhor mesmo é utilizar uma substância com alta capacidade de absorção para retirar a umidade, como saquinhos de sílica, facilmente encontrados em potes de

medicamentos, ou colocar o celular imerso em um saco de arroz cru pelo período de uma noite.

No dia seguinte, retire o celular e coloque em um papel toalha. Se ainda houver muita umidade, repita o processo, incluindo o uso do aspirador. Cheque todas as peças antes de remontar o aparelho e faça o teste. Se não ligar, tente colocar no carregador.

Caso nada disso dê certo, o melhor é levar para uma assistência autorizada.

Após ele voltar a funcionar, é só ter mais cuidado! O uso de capas e películas protetoras ajuda na preservação do aparelho.

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias