Pra que servem tantas câmeras num celular?

Entenda sobre as funcionalidades dos aparelhos com até 4 lentes de câmera

Você já deve ter visto que os Smartphones têm cada vez mais câmeras. Aparelhos com duas, três e até quatro câmeras são bem comuns de se encontrar no mercado, mas você sabe o motivo de tantas lentes no seu aparelho? E no que isso faz diferença? Saiba tudo agora!

Um dos principais itens mais procurados num Smartphone é a câmera. E essa preferência fica clara quando se observa os termos mais buscados na internet quando o assunto é celular. E qual o motivo de lentes duplas, triplas ou quádruplas nos celulares? Quando você dá aquele zoom ou quer aumentar o ângulo de enquadramento numa foto, por exemplo, é difícil não perder qualidade na resolução da fotografia e não surgir aquela granulação indesejável. Fazer essas fotos e ter um resultado bacana não é possível utilizando a mesma lente convencional. Para deixar a foto mais próxima do olhar humano e competir com câmeras profissionais, os fabricantes a cada lançamento aprimoram as funcionalidades e possibilidades. Mais lentes servem justamente para proporcionar mais recursos.

Múltiplas lentes, dependendo de cada marca e modelo, têm funções diversificadas. Elas podem permitir fotos no modo retrato e zoom óptico, fotos panorâmicas, proporcionar efeito ainda maior de profundidade, sensores com correção de iluminação, lentes com bom desempenho, tanto em ambientes fechados como externos, reconhecimento facial na tela, tirar fotos ao mesmo tempo de uma imagem em movimento e muitos outros truques.

Divulgação / Samsung

Na foto acima, o modelo Samsung Galaxy A70, por exemplo, possui 3 câmeras traseiras e uma dianteira, a famosa câmera do selfie. O modelo oferece câmera com angulação de 123º (Ultra Wide), que se aproxima do ângulo do olho humano, promete fotos mais claras e nítidas durante todo o dia com 32 MP e F1.7, tem ainda uma lente com profundidade de campo com 5 MP e a função de otimização de cena que controla os níveis de brilho e saturação de acordo com o tipo de cenário que for fotografada (comida, animais, pessoas, praia, céu, noturno e muitos outros).

Toda essa movimentação em torno de tantas câmeras pode ser visto como algo muito positivo. As fotos caseiras e amadoras estão ganhando requintes de profissionalismo, mas esses novos recursos também encarecem muito os preços dos aparelhos. O custo-benefício deve ser visto na ponta do lápis e com calma. Do Smartphone mais simples com preço abaixo de mil reais ou até o mais robusto que passa tranquilamente dos 9 mil é possível encontrar um que se encaixe dentro da sua necessidade e do seu bolso. Fique sempre atento as especificações descritas pelo fabricante e boas compras.



Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias