Saiba como identificar uma matéria falsa nas redes sociais

Você já ouviu falar das fake news (notícias falsas em português)? A Internet é um oceano de informações, dadas em tempo real de todas as partes do mundo, o que significa que podemos, volta e meia, nos deparar com as notícias inventadas, que estão se espalhando nas redes sociais. Mas basta um pouco de atenção para desmascarar uma notícia falsa e não acreditar em mentiras. Descubra como ficar ligado nisso com a gente!

Fonte

Cheque de onde é a notícia - quando o site é muito conhecido, é bem improvável que ele escreva uma notícia falsa. Ah, e se a matéria vier do WhatsApp sem link, antes de acreditar nela, procure saber de onde ela veio. Alguns golpes, que acontecem no Brasil, usam o app como ferramenta, então não acredite em tudo que você vê por lá!

Leia a matéria

Leia a matéria até o final, não só o título (inclusive, se uma manchete inteira for todo em MAIÚSCULO, desconfie), e olhe a página toda para checar se tudo faz sentido, se as imagens não foram alteradas e se este é o site original; muitas vezes, sites fake imitam os nomes dos autênticos, fazendo só algumas pequenas mudanças no endereço de busca.

Busque outras reportagens

Se você jogar o assunto de uma matéria no Google, e nenhum outro veículo na imprensa tiver publicado uma reportagem sobre ele, isso pode ser um indicativo de que a noticia é falsa. Agora, se a história for publicada por vários veículos confiáveis na imprensa, é mais provável que ela seja verdadeira.

Visual suspeito

Além das manchetes em maiúsculo e com várias exclamações, se o site tiver muita publicidade, banners e/ou pop-ups, deixando a leitura da matéria poluída e até estressante, desconfie! Esse é outro sinal de que a notícia pode ser falsa e que foi criada apenas para atrair público para o site.

Piadas


Alguns sites de humor fazem notícias fake não com o objetivo de propagar mentiras, mas de fazer piada de algum assunto, que está fazendo sucesso nas redes sociais no momento. Então, tome cuidado para não se confundir e achar que o assunto é sério.

Gostou das dicas? É bom lembrar que elas devem ser usadas em conjunto e que devemos confiar em nosso instinto quando percebemos que há algo errado com o que estamos lendo! 📱🔍



veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias