Micro-ondas ou forno elétrico?

Você tá com dúvida se deve comprar um forno elétrico ou um micro-ondas? Ao contrário do que muita gente pensa, esses dois eletrodomésticos não são a mesma coisa. Na verdade, eles se complementam. Vem saber mais!

Embora os dois apresentem algumas semelhanças - ambos esquentam e descongelam os alimentos e são fáceis de utilizar - o ideal é dispor dos dois eletrodomésticos. Mas, se por questões de espaço ou custo for preciso escolher apenas um entre eles, observe bem o que você precisa e o que cada um pode oferecer de melhor. Neste caso, para decidir, o mais indicado é observar as características dos dois produtos.

O micro-ondas funciona por meio de ondas eletromagnéticas, que fazem as moléculas dos alimentos se agitarem sendo cozidos ou esquentados. É prático para descongelar e aquecer alimentos e líquidos em alguns segundos ou minutos e também é possível preparar pratos, como arroz, refogados, brigadeiro, pipoca etc. Ele cozinha de dentro para fora e, em geral, seca um pouco a umidade natural do alimento.

Já o forno elétrico funciona por meio do aquecimento de uma ou mais resistências e leva mais tempo para aquecer um alimento, mas sua praticidade é ainda maior no preparo de pratos, como assados, bolos e tortas. Ele preserva a umidade interior do alimento, que fica macio por dentro e crocante por fora. Há fornos elétricos do tamanho de um micro-ondas e pequenos forninhos para assar alguns poucos espetinhos, pãezinhos de queijo, uns pedaços de frango, além de modelos grandes, que podem substituir os tradicionais a gás.

E agora, ficou mais fácil escolher? :)


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias