MDF, MDP, compensado e aglomerado. Tire suas dúvidas!

Sabe o que significam esses tipos de materiais? Eu te conto tudo

Oi, minha gente. Eu sempre vejo as pessoas com dúvidas quando veem num anúncio de móveis a descrição do tipo de material utilizado na fabricação dele. Aí, pipocam essas sopas de letrinhas: MDF e MDP. Chegam mais outras palavrinhas pra complicar a vida de quem já não tá entendendo muito bem: aglomerado e compensado. Vou te ajudar a resolver isso agora e rápido!

Vou começar explicando que por muito tempo as fábricas de móveis utilizavam madeira maciça (madeira de lei) para suas produções. Com a necessidade de se pensar algo mais sustentável e tecnológico, surgiram as madeiras industrializadas: MDF, MDP ou compensado. Todas elas são mais resistentes aos ataques daqueles vilões indesejáveis, os cupins, pois levam resina na fabricação.

Painel Rippi

E o que é MDF? É uma chapa de fibra de madeira de média densidade. Ele é ecologicamente correto, resistente e durável. Apesar de não ser totalmente imune à água, resiste bem à umidade.

Roupeiro Kappesberg

MDP é um painel de partículas de média densidade. É extraído de madeiras com Pinus e Eucalipto. O seu diferencial é que é mais econômico, pois utiliza-se de madeira de reflorestamento. Um móvel feito com MDP é um pouco menos resistente à umidade comparado ao MDF.

O compensado é feito de placas de entalho (cortes na madeira). Uma razão comum para usar a madeira compensada em vez do MDF e MDP é sua resistência a rachaduras, ao encolhimento, à torção, e ao seu alto nível de força. Tem as mesmas características da madeira maciça em relação à elasticidade e ao peso.

Já o aglomerado apresenta muitas desvantagens em relação ao MDF, MDP e compensado. Ele é formado por uma mistura de restos de madeira (pó e serragem, por exemplo, cola e resina). Geralmente é usado na fabricação de móveis de baixa qualidade e não é recomendado o uso de pregos ou parafusos, pois o aglomerado pode rachar com muita facilidade. Tem baixo custo, curta durabilidade e não é resistente à umidade.

Se você quer móveis duráveis e que se mantenham bonitos por mais tempo, o aglomerado não é uma boa opção.

Gostou das dicas? Sim? Espero ter te ajudado! Agora compartilha com os amigos essas minhas dicas e fica a vontade pra escolher o móvel da sua preferência! Lembrando os móveis da foto encontram-se disponíveis para venda nas lojas do Armazém.

Vem conferir os preços: http://www.armazempb.com.br/nossas-promocoes/




Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias