Dicas para conservar a geladeira e armazenar corretamente os alimentos!

Uma geladeira é essencial em qualquer residência. Porém, não basta apenas ter, é preciso cuidar dela, não é? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para que seu eletrodoméstico seja seu parceiro de todas as horas e sempre funcione de forma impecável, economizando energia e manutenção, além de gastos com alimentos que poderiam estar mais bem conservados.

Antes de armazenar os alimentos

Uma boa lavagem previne contra micróbios e bactérias. Além disso, o uso de recipientes é essencial para a conservação, fazendo com que a durabilidade das compras seja maior. Apenas as carnes não devem ser lavadas nunca antes de serem guardadas. Outra dica é não guardar os enlatados em sua embalagem original, pois a mesma oxida e pode ser fonte de doenças como o botulismo. Utilize potes de plástico ou refratários de vidro com tampa.

Na porta da geladeira

Se você vivia em dúvida sobre o que pode ou não ser guardado na porta do refrigerador (já que é o lugar tecnicamente menos gelado do aparelho), nós iremos resolver isso agorinha mesmo!

Você pode guardar sem medo de ser feliz: sucos, chás, bebidas leves, refrigerantes, garrafas abertas, potes de molho e geléia, assim como alimentos pré-cozidos. Outro tipo de alimento são as frutas e legumes, que podem ficar na porta ou no lugar mais baixo da geladeira para não sofrerem com o frio excessivo.

Onde colocar os ovos?

Lugar de ovo é na porta da geladeira, né? Nananinanão! O ideal é utilizar aqueles porta-ovos e os guardar dentro da geladeira, em vez de deixá-los na porta. Por que? Os ovos na porta estão sujeitos a maior variação térmica e podem estragar.

Como limpar a geladeira

Sempre há um dilema na hora de limpar a geladeira: devo esvaziá-la? Sim, deve. Caso sua geladeira seja mais moderna, as chamadas frost free, o degelo é automático, mas mesmo assim, quando limpá-la, tire as coisas de dentro do equipamento. A limpeza fica mais completa assim. Use pano macio e detergente neutro para a limpeza, pois evita que os odores fiquem nos alimentos. E uma dica óbvia, mas muito relevante: limpe seu aparelho com a tomada desligada.

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias