ECONOMIZE ÁGUA LAVANDO ROUPAS

Em tempos de escassez de água, é preciso que cada um faça a sua parte e repensem seus hábitos para ajudar a economizar. Acredite, a forma como se lava roupas é um deles! Algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no mundo e, claro, na sua conta de água no final do mês. Saiba como:


  • Reaproveite a água da máquina de lavar

Por que não reaproveitar a água da máquina de lavar para usar em outras áreas da casa? Sim! Aquela água que iria direto para o ralo serve para limpar o quintal ou até dar descarga no vaso sanitário. Outra vantagem é que a água da máquina de lavar é perfeita para a limpeza, pois já vem com um pouquinho de sabão. Por exemplo, você pode reaproveitá-la para a lavagem das calotas do carro, pneus e partes plásticas, apenas lembre-se de remover bem os resíduos de sabão para evitar manchamentos. Práticas simples como essa ajudam você a fazer pleno uso de um recurso que passa por um longo processo de tratamento antes de chegar às nossas casas. Portanto, por que não fazer disso um hábito?

  • Um enxague é suficiente

Você sabia que é possível lavar a roupa sem a necessidade de mais de um enxágue? Sim! Com uma tampinha de sabão + uma máquina cheia + um enxágue, é possível poupar 60 litros de água por lavagem. Essa mudança de hábito pode fazer uma diferença enorme. Isso porque se todos os consumidores optarem por um enxágue na lavagem da roupa, no decorrer de um ano, é possível economizar por volta de 200 bilhōes de litros de água. Impressionante, não é mesmo?

  • Utilize a máquina de lavar na capacidade máxima

Essa dica é de ouro! Acumule bastante roupa e lave tudo de uma vez, assim você aproveita ao máximo cada litro de água. Mas cuidado para não sobrecarregar a máquina com roupas em excesso, pois elas não vão ficar limpas e o esforço será em vão. Se você está em dúvida sobre qual é a capacidade recomendada para a sua máquina de lavar, é só dar uma olhadinha no manual de instruções.

Não se esqueça de ficar de olho também nas goteiras e vazamentos da sua casa. Aquelas gotinhas que pingam da torneira podem representar o desperdício de até 1.350 litros por mês, sabia? Isso sem falar de vazamentos na tubulação que podem gastar muito mais água sem você nem perceber. Fazer a manutenção periódica dos canos e torneiras da sua casa não só evita que muita água seja desperdiçada, como também representa uma grande economia.

Estas são atitudes sustentáveis e positivas que podem ser adotadas e cultivadas pela sua família. Faça sua parte! São pequenas ações que fazem toda a diferença! 💧👏


Dicas: OMO


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias