Vem conhecer Santa Rita comigo

Você sabia que Santa Rita, a terceira cidade mais populosa da Paraíba, completou 128 anos hoje (19/03)? Para comemorar este dia tão especial para a Cidade das Águas, dei um pulinho lá pra mostrar a vocês os pontos turísticos mais legais das redondezas. Se liga!

Olhe, Santa Rita de pequena não tem nada, viu. Pra você ter noção, ela possui 726 km² de área, enquanto que João Pessoa, a capital paraibana, tem um pouco mais de 221 km². O resultado disso é uma área rural grande, além de muita natureza ainda intocada ou, pelo menos, bem conservada, com colinas verdejantes, cavernas e vales profundos parecidos com cânions e cobertos por uma vegetação densa. Um exemplo disso é a Reserva Particular do Patrimônio Natural Engenho Gargaú, um dos maiores fragmentos da Mata Atlântica no Nordeste, onde vivem três espécies de primatas, inúmeras de aves e muitos outros animais.

O município também tem o maior número de fontes de águas minerais da Paraíba, então não é à toa que o seu ponto de ecoturismo mais conhecido seja o Recanto do Lazer, que fica em uma Reserva da Mata Atlântica Nativa com mais de 210.000m². O “piscinão” ainda é cortado por um rio e tudo, o Rio Tibirizinho, de águas minerais preservadas desde sua nascente. Point badalado no verão, ele tem piscinas naturais de águas minerais, tobogãs, áreas de pescas, recreação, salão de jogos, mini-campo de futebol e trilhas ecológicas. A criançada pira!

Além da linda vegetação e do balneário, outro ponto turístico cheio de potencial em Santa Rita é o distrito de Forte Velho, situado na desembocada do Rio Paraíba, que envolve as comunidades da sede Forte Velho, Ribeira, Capimaçu e Tambauzinho. No local, existem muitos recursos, como a culinária regional, trilhas, passeios de catamarãs, pôr do sol no píer e uma gama de outras atrações. Na comunidade Forte Velho existe também um grupo de Coco de Roda com mais de 150 anos de tradição, passando de geração pra geração, que faz parte da enciclopédia do folclore brasileiro como um Coco de estilo próprio, o Coco de Forte Velho. Se você gostar de dançar, tem que passar lá!

Pra fechar o passeio antes de ir embora, ainda passei nos três patrimônios históricos da cidade, a Capela do antigo Engenho Una, que se chama Engenho Nossa Senhora do Patrocínio hoje em dia, a Igreja de Nossa Senhora das Batalhas e a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e enchi o bucho no restaurante Sabor da Praia antes de botar o pé na estrada.

Olhe, Santa Rita é bom demais! #aquiémeulugar 💧🌱🌳🐤


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias