Vem comigo ver Itambé de perto!

Tu sabia que, nesta sexta (03/08), é o aniversário de Itambé/PE? E, como já virou tradição, fiz minhas malas e parti agora para a Zona da Mata pernambucana prestigiar a aniversariante, que completa 126 anos de emancipação política e de muita beleza. Simbora conhecer um pouquinho mais dela comigo!

Situado a apenas 56 km de João Pessoa (o que dá menos de 1h de viagem), o local possui uma peculiaridade: faz parte das “cidades gêmeas”, visto que Pedras de Fogo/PB e Itambé (em tupi-guarani significa Pedras de Fogo também) são coladas uma na outra. Divididas apenas por uma linha imaginária, bastei atravessar a avenida principal para mudar de município e estado; já pensou?

Chegando lá, fui logo dar uma olhada no Areópago de Itambé, primeira loja maçônica do Brasil, fundada em 1796 por Manuel Arruda Câmara. Me falaram que o local tem grande importância histórica porque, devido à influência dos maçons da época, a tropa da Guarda Imperial travou batalhas por lá, chegando a prender alguns dos membros, enquanto que outros fugiram para semear a Maçonaria em outras regiões.

Depois, fui para a Praça Monsenhor Júlio Maria Câmara, rodeada por edificações antigas, como a linda Paróquia Nossa Senhora do Desterro, que já possui mais de 300 anos de idade! Muito bem conservada, ela é impressionante por fora com sua faixada impecável e por dentro, com seu luxuoso altar!

Para finalizar o passeio, fui até o charmoso Hotel Fazenda Casa de Campo - Engenho Angicos, que também é uma fazenda agropecuária produtiva até hoje, com foco na cana de açúcar (principal produto econômico de Itambé) e no gado bovino. Enchi o bucho com umas comidas chiques, tipo leitão com mel de engenho e mousse de rapadura, mas sem faltar o bom e velho caldo de cana; e fui mimbora em direção ao meu próximo destino... Fique de olho pra descobrir onde eu fui parar!

Ei, Itambé, obrigado pela receptividade. Aqui é mesmo o nosso lugar! #TamoJunto


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias