Parabéns, Timbaúba!

Vamos conosco dar uma passadinha em Pernambuco? Dia 8 de abril é o aniversário de Timbaúba e a cidade está completando 137 anos. O município é localizado na Zona da Mata Norte do estado, possui uma área territorial de 298,51 km² e a sua população é estimada em torno de 55.000 habitantes.

Andando pelas ruas da cidade, é bem fácil perceber que o município preserva os seus monumentos históricos, mesmo alguns estando sem funcionamento. A nossa equipe da filial de Timbaúba fez questão de capturar imagens que mesmo com o passar do tempo, continuam sendo muito importantes para todos que vivem lá. Olha só:

Igreja Nossa Senhora da Conceição - primeira igreja da cidade |
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores | Paróquia de Mãe Rainha


Antiga Estação Ferroviária - hoje é uma residência | Árvore conhecida como Timbaúva - deu origem ao nome da cidade | Cine Cacareco - antigo cinema da cidade

Timbaúba também foi uma forte influência no comércio de redes e de calçados. Grande parte da população em meados do século XX sobrevivia do comércio da rede. O município já teve várias fábricas de calçados, como por exemplo, o antigo curtume da foto abaixo, lá foram fabricados produtos que venderam tanto no Brasil, quanto no exterior, onde passaram a criar o "made in Timbaúba".

Falando nisso, conhecemos Dona Edite, uma senhora muito especial que está prestes a completar 70 anos e, acredite se quiser, mais de 55 são dedicados ao artesanato. Muito conhecida pela população, é uma das artesãs mais antigas da cidade, foi com o seu talento na fabricação de redes e tapetes que ela criou os seus seis filhos e passou os conhecimentos para outras gerações. Com tanta experiência, Dona Edite já foi tema de várias reportagens e sempre que os estudantes precisam fazer pesquisas sobre a história de Timbaúba é a ela que recorrem, pois a artesã é parte do desenvolvimento da cidade e até hoje a sua família vive da fabricação de tapetes e redes.


Até o nosso próximo destino! #aquiémeulugar

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias