Simbora conhecer a histórica Pombal!

Ei, rapaz! Tu sabia que 21 de julho é o aniversário de Pombal/PB? A quarta cidade mais antiga da Paraíba – e a segunda maior em questão territorial, com 889km² – completa 156 anos de emancipação política e continua bonita e charmosa como sempre. Como eu sei disso? É que fui lá pra contar um pouco dela pra vocês; simbora!

Localizada no sertão paraibano a 372 km da capital João Pessoa, Pombal é um prato cheio pra quem curte arquitetura antiga. Há vários monumentos e prédios históricos na cidade, como a linda Igreja Matriz De Nossa Senhora Do Bom Sucesso, uma das mais antigas (a terceira pra ser mais preciso) e principal cartão postal da Terra de Maringá, e a Igreja do Rosário, que está na capa desta matéria.


Em seguida, eu precisava dar uma passada na Casa da Cultura, antiga cadeia local que aprisionou figuras ilustres da história regional, como o sanguinário "Rio Preto; Lucas, irmão de Jesuíno Brilhante, o cangaceiro romântico; o líder cangaceiro Chico Pereira e tantos outros. Essa relíquia histórica, que faz parte do Centro Histórico do município, é um marco da era imperial e resiste bem à passagem do tempo.

Em seguida, dei uma olhadinha na Praça Centenária, Coluna da Hora, Cruzeiro e o Coreto, onde hoje no andar de baixo é um bar conhecido como O Bar Centenário e no andar de cima é um pequeno clube chamado A.E.U.P (Associação dos Estudantes Universitários de Pombal). Existem outras praças, igrejas e monumentos pela cidade, mas estes foram os que mais chamaram a minha atenção.

Pra fechar o passeio, fui na saudosista Antiga Estação Ferroviária, que foi construída no governo provisório de 1932 e reformada em 2009, e enchi o bucho no Bar da Galinha, que está de parabéns, antes de botar o pé na estrada de novo.

Feliz aniversário, Pombal! Aqui é mesmo o nosso lugar... #TamoJunto


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias