Simbora conhecer a aniversariante Caruaru-PE!

Neste sábado sexta (18), Caruaru-PE, terra eternizada nos refrões de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, comemora 162 anos de muita cultura e história! O município mais populoso do interior de Pernambuco, com cerca de 350 mil habitantes, tem uma cultura fervilhante, e eu fui aproveitar um pouquinho dela. Simbora?

A Capital do Agreste não é famosa por seu forró à toa. Andando pelas ruas do centro da cidade, o motivo fica bem evidente, com o ritmo sempre presente em lojas, restaurantes, hotéis, carros e até mesmo com vendedores ambulantes, que oferecem diversos produtos sempre acompanhados com um rádio pequeno. Assim, fica difícil não se contagiar por esse fluxo constante de forró e gente simpática!

Dona de uma das culturas mais ricas do Brasil, Caruaru possui um artesanato famoso, feito com barro e apresentado ao mundo graças a grandes artesões, como Vitalino. Passei inclusive no Memorial do artista, localizado na casa onde morou, onde vi réplicas de suas principais obras. Em seguida, fui conhecer a Feira Livre do município. Ela tem diversos setores, divididos em confecção, calçados, artesanato, frutas e temperos, e até o Museu do Cordel dentro dela, com cordéis tradicionais, máquinas de xilogravuras e linogravuras. Quando a fome bateu, enchi o bucho por lá mesmo com uma carne de sol com macaxeira maravilhosa. Foi bom, viu?

Depois, fui dar uma olhada no Museu do Barro Espaço Zé Caboclo, que é dividido nas salas Luiz Gonzaga, São João, Elba Ramalho, Mestre Vitalino, Artesãos do Alto do Moura, Abelardo Rodrigues, Pinacoteca e sala de exposições temporárias. Lá ainda tinha um monte de peças de barro, quadros sobre a cultura popular e pertences e referências aos artistas e grandes nomes da região. Saí todo informado de lá, viu, e querendo dançar um forrizin com minha Chiquinha.

Pra finalizar o passeio, passei no ponto turístico mais famoso do município, a Paróquia Monte Bom Jesus, de onde pude ver uma linda vista da cidade, encerrando meu passeio com chave de ouro. 🔑

Êêta, cidade boa danado! Aqui é mesmo o nosso lugar! #tamojunto 🤝


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias