Parabéns, Santa Rita!

Domingo (19/03) é comemorado o aniversário de Santa Rita! E depois de saber alguns detalhes históricos de Cajazeiras, este é o nosso próximo destino!

Nada melhor do que começar falando de alguém especial! Uma das figurinhas conhecidas por todos de Santa Rita é Dona Cosma do milho. Por mais de 44 anos ela estava lá no centro da cidade, vendendo seus milhos que era o lanche preferido de todo mundo e, claro, acompanhando o desenvolvimento do município. Hoje ela prefere cuidar da saúde na segurança de sua casa, mas sem dúvidas, faz parte história da cidade e é querida por toda população santa-ritense.


Você com certeza já deve ter ouvido falar deste município, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. Sua população em 2016 foi estimada pelo IBGE em 135.915 habitantes distribuídos em 726 km² de área e, nos últimos anos, a cidade vem tendo um expressivo crescimento urbano. Mas, por que será que se chama Santa Rita? O primeiro nome dado ao lugar foi Cumbe (palavra angolana que significa pequeno povoado) que era um engenho que posteriormente comprado, seu proprietário, devoto de Santa Rita de Cássia, mudou seu nome para Usina Santa Rita, ainda no século XVIII, quando a santa nem havia sido canonizada ainda. Hoje, Santa Rita de Cássia é a padroeira da cidade e muito admirada pelos moradores. Em 22 de Maio se comemora o dia da padroeira e, todos os anos, a festa é marcada por uma grande procissão que leva muitos fiéis às ruas para homenageá-la.

A cidade faz parte da história da Paraíba, pois foi palco da implantação dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar do estado. A prosperidade canavieira possibilitou que muitas casas, igrejas, capelas e outros monumentos em estilo arquitetônico barroco fossem erguidos, trazendo belos patrimônios históricos, como a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, que se tornou um verdadeiro ponto turístico e arranca o olhar de todos que passam.

Conhecida como a cidade das águas minerais, um dos pontos de lazer mais visitado da cidade é, sem dúvidas, o Recanto do Lazer, mais conhecido como banho de Agostinho, que faz o contato humano com a natureza. Inserido em uma Reserva de Mata Atlântica Nativa com mais de 210.000m², é cortado pelo Rio Tibirizinho, rio de águas minerais plenamente preservadas desde a sua nascente.

Gostou de conhecer um pouco mais de Santa Rita? Amamos esse povo! Aqui é o nosso lugar! Até a próxima cidade!

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias