Saiba como surgiu o Maracatu

Aliança, cidade berço do Maracatu, faz 91 anos

A cidade de Aliança, em Pernambuco, está em festa com o seu aniversário de 91 anos. Sua população, estimada pelo IBGE, é de pouco mais de 38 mil habitantes e possui uma natureza com serras, vales e rios. Mas você sabia que Aliança carrega o título de Berço imortal do Maracatu concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE)?

O estado de Pernambuco é tradicionalmente conhecido pelas riquezas culturais na música, no teatro, pintura, escultura, poesia de cordel e na dança. E foi uma dança que se tornou parte do DNA do povo pernambucano, o maracatu. Nascido nos canaviais das cidades da Zona da Mata Norte, especialmente em Aliança, que o ritmo contagiou Recife e todos os cantos do estado.

E o que é Maracatu? Um misto de dança e teatro que conta a saga de plantadores de cana. No município de Aliança um dos principais grupos é o Maracatu Estrela de Ouro, que foi criado pelo Mestre Batista, no ano de 1966.

E como essa manifestação cultural começou? Plantadores de cana de açúcar saiam vestidos de roupa de chita colorida, rostos escurecidos com carvão, cabeças cobertas com um chapéu em forma de funil, um chocalho preso às costas e uma lança na mão. Eram caboclos, assim chamavam os que viviam distante dos centros urbanos e que descendiam dos índios. Inicialmente não eram aceitos nas comunidades e foram reprimidos. Com o tempo começaram a sair em conjunto, lembrando uma tribo, com nomes que demonstravam a coragem, por isso são tantos os que se chamam de Leões, ou tribos com o nome dos peixes que tiravam dos rios, como a Cabinda ou Piaba.

A todo o povo de Aliança o nosso abraço!

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias