Vem conhecer a riqueza desta terra!

Eiita, menino! Hoje, 10 de julho, é o aniversário da simpática Sousa/PB, importante cidade do semiárido paraibano, localizada a 438 quilômetros da capital João Pessoa, que completa 164 anos. Então, aproveitei a deixa e fui ver com meus próprios olhos o porquê desta terra ser conhecida como Cidade Sorriso e Cidade dos Dinossauros. Vem comigo!

Cheguei e dei logo de cara com ruas movimentadas, repletas de carros e pedestres sorridentes. Acabei conversando com um monte de gente, a maioria sentada nas calçadas das suas casas, hábito antigo que se mantém firme e forte até os dias atuais entre os sousenses, e fiquei sabendo de muitos detalhes sobre a história da região.

Láá atrás, por exemplo, a ocupação de Sousa aconteceu pacificamente, sem conflitos entre colonizadores europeus e indígenas, algo raro de se ouvir falar, mas este detalhe faz muito sentido, já que os habitantes da cidade são todos amigáveis e simpáticos. Aí me liguei: o verdadeiro tesouro da Cidade do Sorriso são as pessoas que moram nela!


Depois desse converseiro todo, fui turistar! Passei pelo Memorial Antônio Mariz, em homenagem ao querido político, que ajudou bastante no crescimento da cidade; pelas plantações de coco de Sousa, conhecida por produzir os melhores cocos do Brasil, o que é verdade, viu? Provei alguns e todos deles estavam bem docinhos. E, para finalizar o passeio, precisava dar um pulinho na atração mais conhecida da cidade.

O Vale dos Dinossauros tem mais de 1.730 km², com rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies! Os guias do local foram super legais e passaram muito conhecimento pra mim, que sei agora que esses registros todos têm, pelo menos, 143 milhões de anos; já pensou?! Outro detalhe interessante do Vale é que nele existe uma espécie de dinossauro chamada Sousatitan.

Pois é! O fóssil – uma fíbula, osso da perna do animal – foi encontrado por um morador da cidade em 2014 e estudado por um grupo de pesquisadores da UFPE. A pesquisa resultou na descoberta de que o Sousatitan é um dos dinossauros mais antigos do período Cretáceo, ou seja, um dos mais antigos já encontrados no país; e pude vê-lo com meus próprios olhos, já que o fóssil está em exibição no Museu do Vale dos Dinossauros. Foi massa demais!

Não é à toa que Sousa seja uma das cidades que mais cresce na Paraíba! Cheia de riquezas naturais e pessoas amorosas, aqui é mesmo o nosso lugar!


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias