Que tal passear por Icó comigo?

Bastante conhecida pela beleza arquitetônica dos seus casarões e igrejas, por suas ruas largas e planas e pela hospitalidade do seu povo, a charmosa Icó-CE completa 280 anos de muita história nesta sexta (04)! Bora dar uma passeada por lá?

Icó, conhecida como a Princesa do Sertão, foi a terceira vila instalada no Ceará, sabia? Repleta de prédios históricos, tem um sítio arquitetônico planejado pela Metrópole (Portugal) na primeira metade do século 17, o que rende um passeio e tanto! O projeto criou ruas bem traçadas e retas, praças amplas, como o Lago do Théberge, extensa esplanada que já foi um grande centro comercial e continua sendo o principal local público da cidade, e muitos prédios públicos antigos, que mantêm a arquitetura original até hoje.

Fica até difícil escolher apenas alguns para mencionar aqui! Mas existe o Teatro da Ribeira dos Icós, o mais antigo do Ceará, a Casa de Câmara e Cadeia, com portões que são verdadeiras fortalezas e celas que possuem um dos mais perfeitos esquemas de segurança, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação, a primeira construção da cidade, levantada em 1709 no estilo barroco, a Igreja do Rosário, construída em 1763 pelos escravos, e tantas outras construções.

Passear por Icó é uma verdadeira viagem no tempo, gente! Perdi a conta de quantos prédios antigos eu conheci, mas nunca imaginei que até árvores centenárias eu iria ver; diga aí. Me contaram que os tamarindos que ficam na Rua Desembargador José Bastos, antiga Rua das Almas, eram propriedade de uma senhora rica chamada Dona Glória Dias, que mandou plantá-los em frente ao seu sobrado para servir de abrigo aos animais, que traziam os empregados e cargas da sua fazenda; e eles estão até hoje, fornecendo sombra para os transeuntes da cidade.

Pra fechar com chave de ouro esse passeio, eu não podia deixar de degustar da culinária local, né? Dei um pulo no Cabanna's Grill, enchi a barriga e botei o pé na estrada 100% satisfeito e com vontade de voltar logo, logo!

Icó é mesmo o nosso lugar! #tamojunto ⛪🏡


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias