Picuí está de parabéns! Venha conhecer a cidade comigo

Galera! Hoje (09/03), é o aniversário de Picuí-PB, onde temos uma loja bem novinha. Pois é, não faz nem um ano que a gente chegou à Capital Mundial da Carne de Sol, mas lá é tão legal que já nos sentimos em casa; diga aí! Para mostrar a vocês como essa cidade e sua carne de sol são maravilhosas, peguei minha câmera e botei o pé na estrada. Simbora?

Com mais de 19 mil habitantes, Picuí fica a uns 240 km da capital João Pessoa no Seridó Oriental do estado. O que chama mais gente pro local é, sem dúvidas, a sua gastronomia, mas o seu turismo ecológico também é famoso! A cidade fica nos encostos do Planalto da Borborema, rodeada de serras, morros e picos, como as Serras de Santa Luzia, dos Brandões e do Pedro, o Pico da Malacacheta e o Morro do Chapéu; ufa!

Além disso tudo, alguns lajedos da região conservam até hoje inscrições rupestres, umas isoladas e outras que fazem parte de vários sítios arqueológicos - patrimônios culturais e históricos sempre muito legais de ver, né? Ah, e na Fazenda Malhada de Dentro tem até um cemitério indígena a céu aberto. Tu se garantia de ir lá? Eu passei foi longe, mas vou criar coragem de ir lá na próxima. 😶👀

Na cidade mesmo, existem vários locais pra comer a tal da carne de sol de lá, como o Restaurante e Pousada Beira Rio (tá aprovada!), mas ela é tão famosa que ganhou até um evento próprio! A Festa da Carne de Sol conta com concurso de beleza e de quem come mais carne de sol, shows musicais, palestras, festival gastronômico e muito mais; e ainda gera empregos para a população da região.

Além disso tudo, Picuí é toda cultural, menino. Tem uma Filarmônica, a Coronel Antônio Xavier, desde 1996 e o todo bonitão Relógio de Pedra, inaugurado em 2014, na Praça João Pessoa. Ele se tornou o principal cartão postal da cidade e é de grande importância, pois foi construído com granito bordô (rocha típica da região) para destacar as riquezas minerais do município, que tem o minério como um dos seus elementos comerciais mais importantes.

Menino, Picuí é lugar da gente mesmo! Conte pra mim, nos comentários, se você já foi lá e gostou, tá? #aquiémeulugar


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias