Vamos passear pelo litoral de João Pessoa

Depois de mostrar a vocês um pouco da história da Zona da Mata pernambucana, voltei pra João Pessoa, a Porta do Sol, pra fazer um passeio pelo lindo litoral desta cidade porque, neste domingo 5 de agosto, a capital paraibana completa 433 anos. Vamo simbora!

Uma vantagem de JP - em relação a outras capitais nordestinas - é que não é preciso sair da cidade para curtir as melhores praias. Comecei pela calma Praia do Bessa, já que ela não possui bares fixos no seu largo calçadão e é visitada mais pelos moradores do bairro. Detalhe: o mar fica rasinho, rasinho na maré baixa, criando um visual lindo!

Nesta mesma praia, só que mais pra frente, fica também o badalado Caribessa, que recebeu este nome por possuir águas tão cristalinas que lembram as do Caribe! Lá, além de tomar banho e ficar tranquilão na areia, dá também para alugar caiaques e pranchas de stand up paddle. Eu adoro uma aventura, então me arrisquei nesse negócio e levei cada caldo, tentando surfar em pé, hômi!

Em seguida, passei pela Praia de Manaíra pra tomar uma água de coco pra aliviar o calor e parti para as vizinhas Praia de Tambaú e Praia de Cabo Branco. As duas praias mais famosas de Jampa são ideias pra quem quer curtir um barzinho, e foi isso mesmo que fiz! Estacionei no Busto de Tamandaré e andei pela calçadinha até achar um barzinho txampa. Pedi um peixe frito, tomei aquele suquinho de cajá e parti para a próxima parada.

A Praia dos Seixas! Famosa por ser o Ponto Mais Oriental das Américas, ela é coisa de outro mundo! Cobertos pela água do mar, nela existem dezenas de bancos de corais, mas, quando a maré baixa, formam-se piscinas rasas em pleno alto mar. Subi num catamarã e fui até ver isso de perto, mas o mais legal foi ver essa beleza toda sendo preservada, já que só podemos nadar pelos bancos de areia – sem pisar ou tocar nos corais.

Para fechar com chave de ouro o dia, fui para o centro de JP – a apenas 20 minutos dos Seixas – ver o famoso pôr do sol no Hotel Globo. O local, construído em 1929, já foi considerado o melhor hotel da cidade e, hoje em dia, serve como um espaço para exposições. Mas a melhor parte é curtir sua área externa, cheia de plantas e banquinhos para sentar e apreciar a vista privilegiada, que envolve um pôr do sol mágico em cima do Rio Sanhauá.

João Pessoa, você é linda! Aqui é mesmo o nosso lugar!


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias