Parabéns, Monteiro!

147 anos exportando cultura

Cada vez que eu volto aqui em Monteiro me encanto mais. Essa Paraíba "se amostra" com suas belezas e referências da música. E são dessas referências que eu vou falar nesse aniversário de 147 anos dessa cidade que tanto contribui para a cultura do nosso nordeste. Sossega o facho que vou falar de forró do bom, pois sabe quem nasceu por aqui? Nada menos que Flávio José, cantor, compositor e sanfoneiro da melhor qualidade. Outro clássico do nosso forró das antigas é prata dessa terra, a Banda Magníficos.

Flávio José Marcelino Remígio é conhecido pelo seu forró pé de serra. Desde os cinco anos nosso artista está envolvido com a música. Quem é que não sabe cantarolar pelo menos um trecho desses sucessos de Flávio José: "Caboclo Sonhador", "Tareco e Mariola", "De mala e cuia" e "Espumas ao Vento"? Suas músicas são verdadeiros hinos do forró nordestino e estão na boca de todo forrozeiro que se preze.

O talento virou herança familiar, a filha do cantor, Lara Amélia, tem feito carreira com o forró. Olha que momento bonito que é pai e filha cantando esse sucesso.

Outro grande nome da música que ultrapassou as barreiras territoriais da Paraíba foi a banda Magníficos. Você sabia que a banda nasceu, cresceu e se desenvolveu em Monteiro? Dessa terra arretada nasceu Jotinha, fundador da banda, que junto dos irmãos Josivaldo, Van e Neno começaram a animar festas em sítios e salões da cidade. A banda tomou proporções gigantes na década de 1990. Por lá passaram grandes nomes da nossa música como Walkyria Santos, Luciene Melo, Aduílio Mendes e Sâmya Maia. Nos shows pelo país, bastava tocar a introdução de músicas como "Me usa", "Verdadeiro Amor", "Apaixonada", "Carta Branca" e "Cristal Quebrado" que a multidão já ficava agitada e cantava a plenos pulmões.

Passar por essa cidade é especial demais e já quero voltar. Eita, eu to um viajante, mas pense numa Paraíba bonita, já marquei aqui pra voltar, hein, Monteiro? Parabéns por todos esses anos só dando orgulho e exportando tantos talentos. Aqui é o meu lugar!

Se você não conhece os pontos turísticos de Monteiro, clica aqui e acompanha minha viagem do ano passado.

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias