Parabéns, Iguatu! A Princesinha do Ceará!

25 de janeiro é dia do aniversário de Iguatu, que celebra 165 anos de emancipação política hoje! Localizada no Centro-Sul do Ceará, a cidade já foi um importante centro produtor de algodão nas décadas de 60, 70 e 80, que bateu recordes nacionais de produtividade da fibra, e, hoje em dia, continua sendo o principal pólo econômico da região, com uma população de 102 mil habitantes distribuídos em uma área de 1.029 km².

Mas tudo começou com uma aldeia dos índios Quixelôs, que nomearam o território de Telha, fazendo menção à lagoa, presente nos arredores do local, que se sabe hoje ser a maior do Ceará. Quando os jesuítas chegaram ao local no começo do século 18, os indígenas resistiram até ser obrigados a colaborar com os colonizadores. Poucos anos depois, o povoado da Telha já havia se tornado próspero e popular.

A Terra da Água Boa possui também uma linha férrea turística, que corta a cidade e recebe todos os cuidados para a sua manutenção, pois é um monumento histórico inaugurado em 1910! Mas o município tem outros pontos turísticos, como a Catedral de São José, o Museu da Imagem e do Som do Ceará e a Praça da Matriz.

Quanto a sua população, Iguatu é terra de gente batalhadora, como Honório Barbosa! Ele é jornalista e radialista, formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Direito, e trabalha no Jornal Diário do Nordeste como repórter e correspondente desde 1994 e na Antena Sul FM, onde apresenta o programa Bom Dia Centro-Sul, há 20 anos. Casado e com duas filhas, nosso homenageado já narrou várias histórias da região, sendo o primeiro jornalista formado a exercer diariamente a profissão no interior cearense, e é o perfeito exemplo de um iguatuense, povo orgulhoso das suas raízes e que luta pelo desenvolvimento do seu lar.

Parabéns, Honório! Parabéns, Iguatu! Aqui é mesmo o nosso lugar! 🚉👏


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias