Parabéns, Cabedelo! Terra cheia de riquezas!

Antiga fronteira entre as tribos tupis dos potiguares e dos tabajaras, Cabedelo, a cidade com o PIB mais alto da Paraíba, está de parabéns hoje! Há 61 anos, o município se emancipou de uma vez por todas de João Pessoa e se tornou um distrito único.

Com uma área de 31,42 km², Cabedelo é um pequeno cabo formado pela acumulação de areia na foz de um rio. Logo, possui medidas singulares: 18 km de extensão por apenas três km de largura. A cidade é a maior, mais rica e urbanizada civilização peninsular em um raio de centenas e centenas de km.

O local, que é o Marco Zero da Transamazônica, também é famoso pelas suas praias, como a de Areia Vermelha, Areia Dourada e Poço, pela Praia fluvial do Jacaré, onde acontece o famoso pôr de sol ao som do Bolero de Ravel, e pela Fortaleza de Santa Catarina, fundada em 1589 pelos portugueses e palco da invasão holandesa.

Além disso tudo, a cidade é terra de educadores dedicados, como Rejane Viana do Nascimento, de 72 anos, que se dedica à educação cabedelense desde os 16! Ela já foi diretora da Escola Estadual Imaculada Conceição, Diretora do Grupo Escolar Robson Espíndola, Vice-Diretora do José Guedes Cavalcanti, Presidente do Cabedelo Clube, Assessora da Fundação Fortaleza de Santa Catarina e Chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Cabedelo; ufa! Nossa homenageada também está ligada a movimentos sociais, religiosos e culturais e, em 2003, recebeu o Prêmio de Incentivo à Educação das mãos do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Parabéns, Rejane! E parabéns, Cabedelo! Temos certeza de que aqui é o nosso lugar! 🌊📚


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias