Parabéns, Bayeux! A cidade francesa!

Parabéns, Bayeux! Nesta sexta, 15 de dezembro, a “cidade francesa” completa 59 anos de emancipação! Com uma área de 32 km² povoada por 96.583 habitantes, ela começou a ser ocupada devido a sua proximidade com João Pessoa e Santa Rita, sofrendo influência das colonizações de ambas.

O local começou com o nome de Rua do Baralho, em seguida, recebeu o título de Boa Vista, virou Barreiros por três séculos e, por fim, tornou-se a Bayeux que conhecemos em homenagem a primeira cidade francesa (de mesmo nome) libertada do nazismo pelos aliados durante a 2ª Guerra Mundial.

O município possui um ecossistema de manguezal representativo e importante para a preservação da fauna e flora ameaçadas, mas ainda existente do estuário do Rio Paraíba, e resquícios de Mata Atlântica em sua área, a exemplo da Unidade de Conservação Estadual da Mata do Xem-Xem.

Mas Bayeux também apresenta uma área urbana desenvolvida, principalmente, nas proximidades da Avenida Liberdade, que faz referência à libertação da cidade francesa, com manifestações culturais fortes, como quadrilhas juninas, grupos teatrais, o Festival do Caranguejo, a Carreata Love Fusca, Corrida de Canoas, comidas típicas e artesanatos.

É nesse meio urbanizado que atua nossa homenageada Maria de Lourdes da Silva, de 57 anos. Ela é presidente da Associação da cidade e luta por melhorias na comunidade, como calçamento de ruas e educação para crianças de baixa renda. Pedagoga por formação, Maria é professora aposentada há dez anos e taxista aposentada há um, mas nunca deixou de conscientizar as pessoas dos seus direitos! Esta mulher forte e determinada representa muito bem a força e perseverança da população de Bayeux.

Parabéns, Maria e Bayeux! Este é mesmo o nosso lugar! 👵🏽📚🚖🙅🏾


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias