Vem conhecer Timbaúba comigo!

Ei, menino. Hoje, 08 de abril, a bonita da Timbaúba-PE completa 139 anos, sabia? Pra celebrar este local tão especial pra mim e todos do Armazém Paraíba, afinal temos uma loja na cidade, dei uma passadinha por lá. Vem comigo!

Fundada em 1879 quando se desmembrou de Itambé, Timbaúba se chama assim por causa de uma árvore também conhecida com timbaúva que, no tupi, significa árvore de espuma - a planta forma uma substância espumosa sobre os frutos e casca que pode ser utilizada para a fabricação de sabões!

A cidade e seus quase 55 mil habitantes ficam na Zona da Mata Norte de Pernambuco a uma altitude de 102 metros. Ela possui cerca de 3.379 hectares de Mata Atlântica, o que equivale a 181 vezes o tamanho do Maracanã, diga aí, onde ficam as importantes Matas de Água Azul e Xixá na Serra do Mascarenhas. Hoje em dia, essas matas formam o Refúgio de Vida Silvestre Matas de Água Azul - área de muita importância biológica, com várias espécies de fauna e flora e nascentes de rios. Pense num lugar lindo, vamos protegê-lo, minha gente!

Mas a economia e a arquitetura de Timbaúba também são importantes. O local tem várias propriedades rurais de pequeno e médio porte, que produzem cana-de-açúcar, inhame, macaxeira, batata doce, banana, mandioca, feijão, milho, além da criação de gado, e está localizado perto de várias outras cidades do interior pernambucano, o que incentiva o comércio da região. Quanto aos prédios do município, muitos são históricos e estão bem conservados!

Timbaúba, terra de riquezas inigualáveis onde o turismo rural é crescente e o patrimônio arquitetônico muito importante, impressiona! Aqui é mesmo o nosso lugar. #tamojunto 🤝🌳



veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias