Conheça Piancó, a aniversariante do dia!


Hoje, 8 de Novembro, a cidade de Piancó completa 270 anos de emancipação política.Conhecida como a Princesa do Vale, a cidade está a 395 km da capital João Pessoa e possui 16.039 habitantes distribuídos em uma área de 564.730 km². Vamos simbora dar um pulinho lá no sertão paraibano e conhecer um pouquinho mais dessa terrinha?

Antes de começar a nossa aventura, você sabia que a Piancó já foi palco de um evento militar importante para história do Brasil? :O Sim, na segunda década do século XX, um grupo de moradores da cidade se envolveu em um embate sangrento com os integrantes da Coluna Prestes. Até hoje, o evento é relatado em livros de histórias e em romances.

Assim que cheguei na cidade, me deparei com a grandiosidade da Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no centro. A sua construção começou no ano de 1960, e só foi concluída anos depois. Foi escolhido o nome “Santo Antônio”, devido a muita fé e devoção que a população da cidade tinha ao mesmo naquela época. Outra atração local é o Monumento ao Mártires de Piancó. Foi erguido no local onde aconteceu o histórico embate entre os moradores e os soldados de Coluna Prestes.




Além de ser terra de gente guerreira e histórias marcantes, o lugar também reúne belezas naturais, como o rio Piancó e a vegetação predominante do sertão paraibano. Depois de tanto turistar, não podia ir embora de bucho vazio, né? Então, antes de partir, fui experimentar as delícias da cozinha local.

Não vejo a hora de voltar, Piancó!


Viva Piancó e seus 270 anos!


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias