Conheça Alhandra, a aniversariante do dia!

Alhandra-PB, a antiga aldeia missionária Arataguis, completa 59 anos de fundação nesta terça (24), sabia? Por isso mesmo, fiz questão de dar um pulinho lá. Vem simbora conhecer esta terra abençoada comigo!

Localizada na microrregião do litoral sul da Paraíba, pertinho de João Pessoa (a 32 km), e habitada por quase 20 mil pessoas, Alhandra começou a ser colonizada por volta de 1700 pelos portugueses. Eles queriam catequizar os índios da região, então construíram igrejas e conventos, que aumentaram a presença e o controle deles sobre os indígenas e deram origem à Vila Arataguis.

Nesse meio, foi fundada a igreja de Nossa Senhora da Assunção em 1740, o principal ponto turístico do local e minha primeira parada em Alhandra. Eu pude ver de perto que essa charmosa igreja, localizada na mesma rua da nossa loja na cidade inclusive, foi feita com o estilo barroco rural e ainda conserva sua arquitetura original. Olha aí, eu também sou cultura, rapaz! (rsrsrs)

E como Alhandra também é bastante conhecida por sua agricultura, sendo a principal produtora de inhame do estado, minha segunda parada foi no Telhado Verde, restaurante, bar e hotel mais conhecido do local, para provar da comida típica da cidade. Tava tudo muito gostoso, então enchi o bucho, tirei um cochilo numa rede e arrumei coragem para seguir turistando mesmo de barriga cheia!

Minha parada final foi naAssociação dos Juremeiros de Alhandra, já que a cidade é conhecida como o berço sagrado da Jurema no Brasil - tradição religiosa de origem indígena e cristã que se perpetua até hoje e é conhecida pelos seus bonitos cantos e danças. A Associação também realiza um trabalho social junto à comunidade muito bacana, profissionalizando pessoas na fabricação de artesanatos, costuras, bordados, tapetes e toalhas. Legal, né?

Depois desse passeio inspirador, vou seguir cheio de energia para apresentar as próximas cidades desse nosso Nordeste tão iluminado.



veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias