Bora conhecer João Dourado comigo!

Menino, chegou a vez de dar um pulinho comigo na pequena e charmosa João Dourado-BA, que está de parabéns nesta quarta (09/05), completando 33 anos de história e, claro, muita cebola no prato!

Andando e falando com o pessoal da cidade, descobri o porquê dela ser tão jovem. É que a região, que começou a ser habitada em 1888 pelo determinado Cel. João Dourado quando ele achou água por lá e firmou moradia na fazenda que chamou de Canal, fazia parte de Irecê-BA até os anos 80.

Logo depois de entender um pouco sobre a história local, fui para a minha primeira parada: a conhecida Feira Livre da Capital da Cebola que promove a agricultura familiar e o artesanato dos moradores da cidade. Andando pelas barracas, provei e vi de tudo, chegando a descobrir que, em João Dourado, existe até a criação artesanal de abelhas sem ferrão: a meliponicultura. O negócio é sofisticado, viu?!

Depois fui ver de perto as tão famosas plantações de cebola do município, conhecido por sua agricultura efervescente de verduras, frutas e legumes! Mas, olhe, a cultura da cebola, seja ela da branca ou da rocha, é forte mesmo por lá, gerando emprego e renda e desenvolvendo bastante o comércio da cidade, uma das maiores produtoras do Norte e Nordeste deste legume!

Agora, foi por pouco que eu não peguei a Festa da Cebola, que vai acontecer no final de semana, com várias atrações musicais famosas. Vou ter que voltar para a próxima edição, mas tenho certeza de que serei muito bem recebido de novo pela população local, bastante hospitaleira e guerreira, que, com certeza, herdou a bravura do Cel. João Dourado! #tamojunto


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias