Parabéns, Cajazeiras! 154 anos de sucesso!

Ei! Hoje é dia de falar do lugar onde nasceu o sucesso, a nossa querida Cajazeiras está completando 154 anos de uma trajetória linda! E é com muita alegria que festejamos com toda a população mais um aniversário dessa terrinha tão amada por nós!

Principal cidade da região do Alto Piranhas, Cajazeiras foi desmembrada de Sousa em 1863. O nome da cidade faz referência a uma fazenda fundada no século XVIII, onde existiam plantadas várias cajazeiras, árvores que produzem o cajá. O município ocupa uma área de aproximadamente 566 km² e a sua população, de acordo com o IBGE, é de quase 62.000 habitantes, sendo o oitavo município mais populoso da Paraíba.


Cajazeiras se destaca pela sua cultura, realizando diversos eventos anualmente, especialmente o carnaval, que é um dos melhores da Paraíba. Seus patrimônios históricos também merecem ser destacados, como a Catedral Nossa Senhora da Piedade, torre mais alta da região, o Morro do Cristo Rei, de onde é possível ver toda a cidade do alto, e a Praça do Leblon, muito conhecida também pela contemplação do Açude Grande, onde a população aproveita para se encontrar a noite, fazer caminhadas e praticar exercícios físicos.

Terra de um povo forte e batalhador, Cajazeiras também é muito conhecida pelo pão de Saora. Desde o meado do século XX ele existe, criado pelas mãos de Severino Cabral dos Santos, mais conhecido como Seu Saora. Rua acima, rua abaixo, lá ia ele com o balaio na cabeça, carregado de pães, sempre com muito bom humor e alegria. Para quem ainda não conheceu, o seu pão é meio amassado, com pontas grossas e finas, mas que é gostoso e agrada a todo mundo que prova. Ele se foi, mas o gosto único da massa criada pelas suas mãos virou tradição e até hoje a sua família comercializa e continua fazendo muito sucesso.

É com essa boa lembrança que homenageamos a população Cajazeirense neste dia tão especial. O Armazém Paraíba tem orgulho de ser genuinamente nordestino e trazer em sua essência as raízes dessa cidade que é o grande berço da nossa história.

Parabéns, Cajazeiras! Aqui é o nosso lugar!

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias