Parabéns, Alagoa Grande! Terra de Grandes Poetas

A viagem do #aquiémeulugar continua! Para quem já estava curioso para conhecer o nosso próximo destino, seja bem vindo à Alagoa Grande! Cidade que está completando 152 anos! Localizada no Brejo paraibano, sua população é de quase 30.000 habitantes e a área territorial é de 320,558 km² (dados do IBGE).

Ao chegar à cidade, somos recepcionados por um monumento em homenagem ao ilustre filho da terra: Jackson do Pandeiro, que encantou o Brasil com o seu instrumento, tocando do baião ao frevo, e ficou conhecido como O Rei do Ritmo. Alagoa Grande abriga o memorial do cantor, que reúne uma exposição permanente de discos, objetos, documentos pessoais, fotografias, vestuários, entre centenas de outras peças, guardadas por familiares, amigos, colecionadores, pesquisadores e artistas. O espaço, um casarão de 1898, foi adaptado e hoje, abriga também os restos mortais do artista.

Os patrimônios históricos da cidade também merecem ser destacados, como o Teatro Santa Ignez, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Boa Viagem, a praça Dom Adalto e, claro, o Morro do Cruzeiro, que leva as pessoas ao ponto mais alto da cidade após encarar uma subida de mais de 350 degraus.

Essa cidade é incrível e a nossa homenagem de hoje vai para o nosso cliente e amigo Sr. Tareco, que aos 79 anos é escritor de cordel e sempre tem uma boa história para contar e manter viva a cultura e alegria da cidade!


Como poeta, já homem maduro, Sr. Tareco virou noticia cômica e inesquecível na cidade quando escreveu o cordel "História de um defunto vivo" para contar um episódio da sua vida. "Um dia decidi construir a minha última morada com direito a muito capricho, foto e placa de bronze com um de meus poemas, só não esperava que em um dia de finados, uma jovem amiga iria visitar o meu túmulo. Muito triste, quase a chorar no cemitério da cidade, essa amiga totalmente desavisada deu de cara comigo vivinho da silva e com muita saúde! Ela ficou pálida, sem fala e paralisada. Sempre que eu tentava ajudar só piorava a situação. Ela realmente achava que estava vendo um fantasma!" Tareco sempre conta essa história regada a muitas risadas! O episódio rendeu um cordel que foi sucesso de vendas na cidade e até hoje é comentado quando o autor da obra encontra os amigos.

Ficou com vontade de conhecer a cidade e o Sr. Tareco? Perde tempo não! Temos certeza que em Alagoa Grande é o nosso lugar!

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias