9 DE FEVEREIRO - DIA DO FREVO! VIVA PERNAMBUCO!

Os pernambucanos comemoram nesta quinta-feira (9) o Dia do Frevo. Declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, este ritmo tão amado comanda as festas de carnaval nas ladeiras de Olinda e também pelas ruas do Recife.

Há 109 anos, um jornalista se referiu pela primeira vez a esta dança chamando-a de frevo, e por isso a data 9 de fevereiro foi escolhida. Pernambuco continua seguindo a tradição e comemorando o Dia do Frevo neste mês, mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2009, tendo instituído o Dia Nacional deste ritmo em 14 de setembro. Mas cá pra nós, comemorar nunca é demais, não é?!

O Frevo é derivado da marcha e do maxixe, e surgiu no Recife no final do século XIX para dar ao povo mais animação nas festividades de carnaval. O ritmo que é extremamente acelerado e animado sofreu várias influências ao longo do tempo. O seu principal símbolo é a famosa sobrinha colorida, que no início era usada para proteger do sol e até como arma, em caso de conflito. Com o passar dos anos, ela foi ficando cada vez menor e mais colorida e já é uma tradição utilizá-la nas festividades carnavalescas pernambucanas.

O estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas existe uma superfície com água fervendo, mas nem vá pensando que é fácil viu? Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.

Falando sério... Os dançarinos de frevo encantam com tanta técnica e improvisação! Nós do Armazém Paraíba, temos um orgulho danado de atuar em Pernambuco e poder sentir a energia que esse povo cheio de alegria transmite! #aquiémeulugar

Tags:


veja também


Total de comentários ()

Voltar para lista de notícias